Rituais de Vida Saudável

Rituais de Vida Saudável
Ritual de vida saudável : - Pouca cama,variado prato e muito...muito sapato!

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Dieta proteínada segundo Dr. Ignacio Sajoux

Em que consiste a dieta proteínada ? A dieta proteinada destina-se a pessoas obesas ou com sobrepeso que não tenham contra-indicações protocoladas e que pretendam perder peso. A dieta proteínada é um tipo de dieta hipocalórica ( menos de 800 Kcal)) em que se reduz ao máximo a ingestão de gorduras e hidratos de carbono, mantendo um aporte proteico de 15 gramas por ingestão.Desta forma o corpo vê-se obrigado a utilizar reservas de gordura como fonte de energia, produzindo uma perda de peso à custa da massa gorda, preservando a massa magra ( esqueleto, músculos , massa visceral).
Há que sublinhar que a "etapa activa" é apenas uma parte deste método. O que se procura é uma perda de peso, mas os objectivos deste Método são mais abrangentes, já que  após esta etapa, dá-se início às fases de reeducação alimentar e de manutenção, nas quais o objectivo  que perseguimos é  que o paciente mantenha o peso a largo prazo, graças a uma alteração do estilo de vida bem interiorizada e sustentada ao longo do tempo. O que procuramos sempre é que a etapa de reeducação dure 1,5 a 2 vezes mais do que a "etapa activa", porque a fixação de novos hábitos é sempre mais difícil do que a perda de peso em si. Se o paciente o desejar , esta fase de  acompanhamento poderá durar até dois anos,para que nutricionistas e dietistas realizem chamadas de controlo, para verificar se o paciente continua no peso recomendado.
A dieta proteínada tem mais de 30 anos. Para provar a eficácia deste método,fizemos um estudo -Estudo Prokal -cujos resultados preliminares irão ser apresentados ao Congresso da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade. A grande diferença entre a dieta hipocalórica " clássica" e a dieta Proteínada é que esta última produz-se principalmente à custa de massa gorda , enquanto os pacientes com dieta hipocalórica "clássica" perdem proporcionalmente mais massa magra.
Em Espanha existem já cerca de 150.000 pacientes tratados com sucesso, e mais de 1200 médicos prescritores. Em Portugal, onde entrámos em Maio de 2009, já temos um número muito significativo de médicos formados e prescritores do Método, sendo que os resultados estão a superar todas as nossas expectativas.
in " Jornal do Centro de Saúde"- ano 6 -n.º 70- Novembro 2010
( http://www.jornaldocentrodesaude.pt/)

Sem comentários: