Rituais de Vida Saudável

Rituais de Vida Saudável
Ritual de vida saudável : - Pouca cama,variado prato e muito...muito sapato!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

EXERCÍCIO FÍSICO NA TERCEIRA IDADE


Envelhecer feliz e saudável




À medida que a idade vai aumentando, o corpo humano fica mais limitado em questões de movimento, articulação, resistência, etc., por isso as pessoas de terceira idade devem preservar o seu corpo, respeitando os seus limites.
As pessoas da terceira idade devem escolher exercício físico que seja adequado às capacidades cardíacos, pulmonares, articulares e musculares, pois mesmo que tenha praticado exercício físico durante grande parte da sua vida de uma forma regular, chega a uma idade em que as aptidões do corpo humano começam a definhar.
De qualquer forma não é necessário deixar de fazer exercício físico, até pelo contrário, o exercício físico é um bem essencial para promover a saúde e uma boa qualidade de vida. Para pessoas da terceira idade que nunca praticaram exercício físico regularmente, devem optar pela prática de ginástica e a exercícios físicos moderados como andar, nadar, andar de bicicleta num plano direito pelo menos durante 30 minutos 3 dias por semana. Se o exercício físico for praticado em conjunto com outras pessoas, torna-se mais produtivo e motivador, além de prevenir a solidão tão associada à terceira idade para uma melhor qualidade de vida.
A falta de exercício físico leva ao enfraquecimento do corpo humano e das suas capacidades de se adaptar a novas condições, o que torna uma pessoa mais velha e mais impossibilitada.
Para iniciar qualquer exercício físico deve falar com o seu médico, para que seja aconselhado sobre o tipo de exercício físico que deve fazer. O exercício deve ser iniciado progressivamente, com alguns exercícios de aquecimento, para que o corpo humano se habitue. Se durante a prática de exercício físico sentir dores ou dificuldade em respirar deve parar imediatamente.

Ser feliz e saudável na terceira idade
Retirado de:
vidadequalidade.org/exercicio-fisico-na-terceira-idade/

EXERCÍCIO FÍSICO MODERADO



Anos em que se pratica exercício físico moderado
   Para atrair aquelas pessoas que não gostam de música de academia, ambiente de  academia,decoração de academia e modalidades de ginástica típicas de academia, mas mesmo assim querem se exercitar e cuidar da saúde, vários espaços têm investido na criação das chamadas salas zen ou espaços body mind.A ideia é oferecer dentro de um ambiente diferente aulas de ioga, pilates, tai chi chuan e outras práticas que misturam um pouco de todas elas, com nomes tão estranhos quanto a rotina de exercícios.
Elas primam pela decoração, por projetos arquitetônicos arrojados e pela presença - também pouco comum em academias - de plantas. Tudo isso geralmente é feito em espaços amplos - cenário bem diferente das salas apinhadas de aparelhos que são verdadeiros trambolhos. Com essa cara de ambiente tranquilo, as academias zen conquistam quem gosta de fazer exercícios, mas foge das salas de musculação e das aulas de aeróbica. E também de quem gosta de um pouco mais de conforto do que o oferecido pelas pequenas classes de ioga.

Tranquilidade - "As academias tradicionais não atendem todos os tipos de pessoas. Existe um perfil de pessoas que quer se cuidar, melhorar a alimentação, relaxar do cotidiano, mas não está obcecado em ficar com uma barriga 'tanquinho' ou em passar horas em aparelhos", afirma a professora Isabela Fortes, uma das proprietárias do espaço Nirvana, no Rio de Janeiro
, definido como um centro de bem-estar, que oferece atividades físicas e massagens. "Eu mesma senti isso. Não me sinto bem em academia, não gosto principalmente das músicas. Por isso, investimos num outro conceito",complementa.
  No Nirvana, não falta espaço, as cores são claras, o som ambiente fica sempre baixo e a decoração remete mais a spas urbanos. Cada sala é dividida para as modalidades específicas - entre elas vários tipos de ioga, bioginástica e meditação - e há vegetação em todas.


Corpo são em mente sã

Retirado de.
SIMONEIWASSO
WWW.CONGRESSODODESPORTO.GOV.PT/FICHEIROS/DIA98_ORA224.PDF

EXERCÌCIO FÍSICO NA ESCOLA


É fundamental que os pequenos comecem a praticar algum tipo de desporto, com isso eles conseguem desenvolver uma série de habilidades além de melhorar o condicionamento físico. Com o corpo saudável, a criança tem estímulos para aprender e ter um bom desempenho na escola. Uma modalidade desportiva ensina a desenvolver responsabilidade, companheirismo e estratégias, características que serão úteis para conquistar boas notas na escola.
Outro aspecto positivo da prática de uma actividade física é que ela auxilia o crescimento da criança. A infância é uma fase de intensas mudanças no corpo e os músculos precisam se estimulados para se desenvolverem e praticar correctamente  actividades físicas. A prática de exercicio físico algo que faz bem em todas as idades, principalmente na infância. 

Retirado de:
www.blogbrasil.com.br/exercicios-fisicos-ajudam-as-criancas-no- desempenho-escolar/

SAÚDE E DESPORTO

O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre pessoas de todas as idades, em todo o mundo. 
A Organização Mundial de Saúde – OMS – reconhece a grande importância da actividade física para a saúde física, mental e social, capacidade funcional e bem-estar de indivíduos e comunidades. Aponta para a necessidade de políticas e programas que levem em conta as necessidades e possibilidades das diferentes populações e sociedades, com o objectivo de integrar a actividade física ao dia-a-dia de todas as faixas de idades, incluindo mulheres, idosos, trabalhadores e portadores de deficiências, em todos os sectores sociais, especialmente na escola, no local de trabalho e nas comunidades.
O sedentarismo é enfatizado, pelo World Health Report de 1997, como um factor de risco causador de doenças, com a mesma importância que o fumo e a alimentação.
O Ministério da Saúde aponta que o estilo de vida é responsável por 54% do risco de morte por cardiopatia, 50% pelo risco de morte por acidente vascular cerebral, 37% pelo risco de morte por cancro e, no total, por 51% do risco de morte de um indivíduo.
O estilo de vida sedentário é um factor de risco relevante para a enfermidade coronariana e para o acidente vascular, as principais causas de morte em todo o mundo. O risco de doença cardíaca para as pessoas menos activas e menos condicionadas pode ser o dobro, comparado às pessoas mais activas e condicionadas.
Dados da pesquisa do Instituto de Estatísticas Brasileiro do Datafolha, feita com 2054 pessoas, entre 18 e 60 anos, em 98 municípios do Brasil, apontam que 60% dos entrevistados não praticam qualquer tipo de exercício físico. O índice dos que não praticam qualquer actividade física aumenta de acordo com a faixa etária. O mais alto (66%) registra-se entre os que têm entre 45 e 60 anos.

retirado de http://www.hoops.pt/desporto/saudedesp.htm