Rituais de Vida Saudável

Rituais de Vida Saudável
Ritual de vida saudável : - Pouca cama,variado prato e muito...muito sapato!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

EXERCÍCIO FÍSICO NA TERCEIRA IDADE


Envelhecer feliz e saudável




À medida que a idade vai aumentando, o corpo humano fica mais limitado em questões de movimento, articulação, resistência, etc., por isso as pessoas de terceira idade devem preservar o seu corpo, respeitando os seus limites.
As pessoas da terceira idade devem escolher exercício físico que seja adequado às capacidades cardíacos, pulmonares, articulares e musculares, pois mesmo que tenha praticado exercício físico durante grande parte da sua vida de uma forma regular, chega a uma idade em que as aptidões do corpo humano começam a definhar.
De qualquer forma não é necessário deixar de fazer exercício físico, até pelo contrário, o exercício físico é um bem essencial para promover a saúde e uma boa qualidade de vida. Para pessoas da terceira idade que nunca praticaram exercício físico regularmente, devem optar pela prática de ginástica e a exercícios físicos moderados como andar, nadar, andar de bicicleta num plano direito pelo menos durante 30 minutos 3 dias por semana. Se o exercício físico for praticado em conjunto com outras pessoas, torna-se mais produtivo e motivador, além de prevenir a solidão tão associada à terceira idade para uma melhor qualidade de vida.
A falta de exercício físico leva ao enfraquecimento do corpo humano e das suas capacidades de se adaptar a novas condições, o que torna uma pessoa mais velha e mais impossibilitada.
Para iniciar qualquer exercício físico deve falar com o seu médico, para que seja aconselhado sobre o tipo de exercício físico que deve fazer. O exercício deve ser iniciado progressivamente, com alguns exercícios de aquecimento, para que o corpo humano se habitue. Se durante a prática de exercício físico sentir dores ou dificuldade em respirar deve parar imediatamente.

Ser feliz e saudável na terceira idade
Retirado de:
vidadequalidade.org/exercicio-fisico-na-terceira-idade/

Sem comentários: