Rituais de Vida Saudável

Rituais de Vida Saudável
Ritual de vida saudável : - Pouca cama,variado prato e muito...muito sapato!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

EXERCÍCIO FÍSICO NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIO-VASCULARES



EXERCÍCIO fÍSICO= CORAÇÃO FELIZ 
 A inactividade é uma característica das sociedades modernas, em que o progresso e a tecnologia afastaram a necessidade da actividade física, antes fundamental para a sobrevivência do ser humano. A associação entre o sedentarismo e a ocorrência de doenças cardiovasculares já foi estabelecida há quase 5 décadas, tendo sido demonstrada uma clara relação de dose e efeito entre a prática de actividades físicas e a ocorrência de eventos coronarianos fatais e não-fatais.
A protecção do exercício se manifesta somente naqueles que estão a exercitar regularmente.

Ou seja, "exercício não é vacina", que é feita uma vez na vida e a protecção dura para sempre. A chave é manter-se sempre em actividade. As razões exactas para o efeito protector do exercício regular não são ainda totalmente compreendidas, mas, com certeza, o efeito sobre alguns dos factores de risco tradicionais é parte importante dessa protecção.

Os factores de risco para doença cardiovascular são os principais responsáveis pelo desenvolvimento das placas de arterosclerose, que entopem as artérias. Dentre os fatores de risco tradicionais, o exercício regular é capaz de influenciar positivamente o perfil lipídico, a obesidade, a resistência à insulina e a hipertensão arterial.

Se a cabeça não tiver "juízo", o coração é que sofre !!!

Retirado de:
www.corposaudavel.com.br/...fisica/129-exercicio-e-prevencao-de-doencas- cardiovasculares

Sem comentários: