Rituais de Vida Saudável

Rituais de Vida Saudável
Ritual de vida saudável : - Pouca cama,variado prato e muito...muito sapato!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

EXERCÍCIO FISICO NA TERCEIRA IDADE

Benefícios da actividade física na melhor idade:
                     A TERCEIRA IDADE



Queremos uma vida de qualidade, não importa a idade !
Neste novo milénio que acabamos de entrar, ainda podemos encontrar idosos que no final de suas vidas vêem-se condenados ao isolamento social e cultural pela fragmentação da família, reforma e por uma política insatisfatória de atendimento às necessidades. A essas condições soma-se o declínio funcional, mental e físico. A velhice não precisa necessariamente ser um período de declínio e decadência e, quando saudável, é uma fase natural da existência, com possibilidade de renovações, mudanças e realizações. Com o advento de inúmeros medicamentos que permitiram maior controle e tratamento mais eficaz das doenças infecto-contagiosas e crônico-degenerativas, aliadas aos avançados métodos diagnósticos e ao desenvolvimento de técnicas cirúrgicas cada vez mais sofisticadas e eficientes, houve aumento significativo da expectativa de vida do homem moderno. A Gerontologia aliada a Educação Física têm procurado contribuir com múltiplas alternativas e oportunidades para aumentar a qualidade de vida dos idosos, que actualmente já apresentam uma vida média situada em torno de 66 anos (20 anos a mais do que em 1950). Segundo dados do IBGE no ano de 2030 o Brasil terá a 6a população mundial em número absoluto de idosos. As evidências demonstram que o melhor modo de optimizar e promover a saúde no idoso é prevenindo seus problemas médicos mais frequentes, para isso vários estudos tem documentado que um estilo de vida, considerado saudável, deve incluir exercícios regulares, uma nutrição sadia, ingestão moderada ou abstenção de álcool, participação em actividades significativas, tempo adequado de sono e abstenção do fumo.
A prática de exercícios físicos deve seguir uma prescrição ideal para que se possa obter o benefício desejado, para tanto é necessário levar em consideração o tipo de exercício, dando preferência aos aeróbios, alongamento para melhora da flexibilidade e exercícios de resistência para o tons muscular, praticar numa intensidade moderada, com duração de 25 a 45 minutos e a uma frequência de 3 a 6 vezes semanais, sempre realizando um aquecimento e um relaxamento de 3 a 5 minutos antes e após as actividades.
Para que todo esse programa possa ter seu desenvolvimento com bastante êxito, dever-se-á realizar periodicamente avaliações físicas e médicas para que se possa com isso saber detalhadamente as respostas do participante ao exercício, sendo essa uma das partes essenciais para a implementação da prescrição de exercícios.



retirado de:http://www.mt.gov.br/

1 comentário:

Unknown disse...

Atividade física é essencial em qualquer idade, mas nesta fase faz toda a diferença para manter a saúde. Pois o corpo precisa se fortalecer e algumas atividades ajudam a alcançar este objetivo. Como o Pilates, por exemplo, pois é de baixo impacto e ajuda no fortalecimento de músculos, correção da postura, ajuda a aumentar a força física e resistência. Super indicado para quem está na terceira idade. Também é importante esta turma se atentar para a importância da medicina preventiva, que visa prevenir os problemas em vez de esperar que eles apareçam. Vou deixar uma dica para quem quiser saber mais sobre isso.

http://bit.ly/cMa3ZB