Rituais de Vida Saudável

Rituais de Vida Saudável
Ritual de vida saudável : - Pouca cama,variado prato e muito...muito sapato!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

DEFICIÊNCIAS MOTORAS E EXERCÍCIO FÍSICO ADAPTADO

Os deficienters motores necessitam de  apoio e solidariedade para melhorar a sua condição física e a sua AUTO-ESTIMA
Tem-se consciência de que é de grande importância a existência de projectos que possibilitem a pessoas com deficiência física, actividades que integrem as suas capacidades e limitações. O projeto de extensão “Desportos Adaptados", proporcionando diferentes modalidades para deficientes físicos, tem como objeCtivo desenvolver desportos adaptados em diferentes modalidades a pessoas com deficiência física. Após cada aula, são elaborados pareceres avaliativos descritivos dos participantes, individuais, e das aulas, como forma de manter armazenados os acontecimentos e as actividades propostas. Com o decorrer das aulas, podem-se evidenciar muitos benefícios nos participantes, tais como: melhoria no convívio social; promoção da independência; interacção com os familiares dos alunos; aprendizagemdo de modalidades desportivas; descontração nas actividades. Também trouxe resultados positivos aos monitores, pois proporcionou o trabalho com pessoas com deficiência física e também a vivência com desportos adaptados, ampliando o conhecimento e um possível campo de trabalho, contribuindo na formação profissional dos mesmos.
Objectivos
O projeto tem como objectivo desenvolver desportos adaptados em diferentes modalidades a pessoas com deficiência física, bem como desenvolver as capacidades e habilidades motoras dos participantes; melhorar a aptidão física através do desporto; estimular o desenvolvimento de suas potencialidades e possibilidades; promover o estímulo à independência e autonomia; promover a interacção social dos participantes e seus familiares; contribuir na melhoria da autoestima e autoconfiança; dar oportunidades aos monitores de vivênciar  a experiência de trabalho com deficientes físicos e com os desportos adaptados, contribuindo para a formação profissional.

Justificação

O Desporto adaptado  ainda carece de divulgação e maiores oportunidades para  muitas pessoas que nem têm consciência da sua importância e do  que ele significa. Esse facto impossibilita que muitos indivíduos com algum tipo de deficiência tenham acesso à prática desportiva e que usufruam dos seus benefícios. A sua importância também deveria ser evidente para os cursos de Educação Física do Centro da FMH ( Faculdade de Motricidade Humana), já que proporciona de forma inovadora inúmeras propostas para o desenvolvimento de pesquisa e  possuí também grande validade no âmbito social, desenvolvendo aspectos como a socialização, o aumento da autoestima e a inclusão social dos mesmos. Desta forma, o desenvolvimento deste projeto é de extrema importância, tanto para os alunos, como também para os futuros monitores e professores envolvidos, pois proporciona desafios para todos através de actividades físicas, desportivas e recreativas e ainda contribui para uma melhor qualidade de vida dos participantes.
Resultados Alcançados/Público Parceiro

A prática de exercícios físicos leva a diversos benefícios motores, psicológicos, físicos e sociais, sendo um factor de grande importância para pessoas que anseiam por uma boa qualidade de vida. Com o decorrer das aulas, através dos pareceres, podem evidenciar-se  muitos benefícios para os participantes,m quer pela prática de  exercício físico, quer pelo convívio com o grupo.





A motivação do cidadão deficiente é  o melhor caminho para a sua reabilitação e realização pessoal

Retirado de:
www.deficiente-forum.com/.../deficiencias-motoras-e-exercicio-fisico- adaptado

Sem comentários: