Rituais de Vida Saudável

Rituais de Vida Saudável
Ritual de vida saudável : - Pouca cama,variado prato e muito...muito sapato!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A diferença entre praticar e não praticar exercício fisico

A má alimentação e a falta de exercício comprometem a nossa saúde


A prática regular de actividade física e o desporto beneficiam – física, social e mentalmente – toda a população, homens ou mulheres de todas as idades, incluindo pessoas com incapacidades.

A actividade física é, para o indivíduo, um forte meio de prevenção de doenças e para os governos um dos métodos com melhor custo-efectividade na promoção da saúde de uma população. E se tiveres uma alimentação saudável melhor.A actividade física é um meio de prevenção de doenças e uma das melhores formas de promover a saúde de uma população.

O site http://www.portaldasaude.pt/ explica que a actividade física e os desportos saudáveis são essenciais para a nossa saúde e bem-estar. Constituem um dos pilares para um estilo de vida saudável, a par da alimentação equilibrada e da ausência de tabaco e de outras substâncias perigosas para a saúde.

A prática regular de actividade física e o desporto beneficiam – física, social e mentalmente – toda a população, homens ou mulheres de todas as idades, incluindo pessoas com incapacidades.

A actividade física é, para o indivíduo, um forte meio de prevenção de doenças e para os governos um dos métodos com melhor custo-efectividade na promoção da saúde de uma população.

Os perigos do sedentarismo

O mundo tem assistido a um aumento significativo das doenças cardiovasculares, cancro, diabetes e doenças respiratórias crónicas. Este aumento global está estritamente relacionado com alterações dos estilos de vida, nomeadamente o tabagismo, inactividade física (sedentarismo) e uma alimentação não saudável.

Estima-se que o sedentarismo seja causador de um milhão e 900 mil mortes a nível mundial. É também a causa de 10-16 por cento dos casos de cancro da mama, cólon e recto, bem como de diabetes e de cerca de 22 por cento das doenças cardíacas.

O risco de se ter uma doença cardiovascular aumenta 1,5 vezes nos indivíduos que não seguem as recomendações mínimas de actividade física.

Ao mesmo tempo que o número de indivíduos com excesso de peso e obesidade aumenta rapidamente, nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento, também entre a população mais jovem assim acontece.

A actividade física é, juntamente com uma alimentação saudável, a chave para o controlo do peso.

No mundo inteiro, mais de 60 por cento dos adultos não efectuam os níveis suficientes de actividade física benéficos para a sua saúde. O sedentarismo é mais prevalecente nas mulheres, idosos, indivíduos de grupos socioeconómicos baixos e nos indivíduos com incapacidades.

Tem-se também assistido a um decréscimo da actividade física e dos programas de educação física nas escolas de todo mundo.

O sedentarismo está a ocupar grande parte do tempo das pessoas e daí as consequências para a saúde serem tão significativas.


Alimentação saudável e prática regular de exercício físico fazem a diferença



retirado de: http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/actividade+fisica/beneficios+actividade.htm



Sem comentários: