Rituais de Vida Saudável

Rituais de Vida Saudável
Ritual de vida saudável : - Pouca cama,variado prato e muito...muito sapato!

sábado, 4 de dezembro de 2010

Golf

Livro - " Dias com Mafalda"


(Fotos: Ricardo Santos)
Foto tirada no dia de lançamento do seu livro


 Mafalda Pinto Leite lança novo livro de «comida verdadeira»







«Dias com Mafalda» é a mais recente proposta de Mafalda Pinto Leite, uma compilação de receitas originais que promete «comida verdadeira para pessoas de verdade».No lançamento do seu livro, apresentado por Laurinda Alves no Pavilhão de Caça do Edifício Largo do Chiado, Mafalda contou ainda com o apoio dos pais e dos filhos, Marina e Vasco.
A chef, que gosta de apresentar simplesmente como «cozinheira», acaba de se estrear também na apresentação de um programa televisivo de culinária, com o mesmo título do livro.

Novo livro da Chef Mafalda

"Dias com Mafalda" Pinto Leite

"Gui e a aventura na quinta das Macieiras"


GUI E A AVENTURA NA QUINTA DAS MACIEIRAS

A MMM (Multi Mall Management), empresa do Grupo MC (Multi Corporation) responsável pela gestão de 13 centros comerciais, acaba de lançar mais uma edição do Livro do Gui. Este ano,para além de uma história divertida e pedagógica, o livro do Gui desafia os leitores a fazerem um Cabaz de Natal para oferecer a instituições de solidariedade social, numa acção em parceria com a Entrajuda.O projecto “Livro do Gui” insere-se na política de responsabilidade social da MMM e pretende transmitir a todas as crianças uma mensagem sustentável, ao nível económico, social e ambiental.
Na edição deste ano, “Gui e a Aventura na Quinta das Macieiras”, o Gui e os seus amigos passam o Natal na Quinta das Macieiras onde vão descobrir a importância de uma alimentação saudável, da prática de exercício físico e do convívio em família.
Com um agradável aroma a maçã, o livro conta com a participação especial da Chef Mafalda Pinto Leite, que contribuiu com uma receita de Bolo de Maçã e Frutos Silvestres que as crianças podem preparar em família.
Sendo 2010 o Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza, a MMM desafia todos os visitantes a fazerem um Cabaz de Natal para oferecer a quem mais precisa. Quem quiser contribuir poderá aceder ao site do centro comercial mais próximo da sua área de residência e consultar a lista de instituições que foram seleccionadas com o apoio da Entrajuda.
Ao nível ambiental, é também importante realçar que a compensação das emissões de carbono resultantes da produção do livro do Gui é feita através da reflorestação do Alqueva.
O livro “Gui e a Aventura na Quinta das Macieiras” será oferecido pelo Pai Natal nos centros comerciais geridos pela MMM,entre eles os Armazéns do Chiado e o Almada Forum.

Questionários on line

                                 
        
A equipa que coordena o PROGRAMA PESSOA informa todos os alunos e respectivos Encarregados de Educação que os questionários on line já estão disponíveis para preenchimento .
Os Encarregados de Educação podem também já aceder ao questionário geral.

Os nossos melhores agradecimentos.








                                                              

Doutora Lorca: Enchendo o Saco do Papai Noel

Ceia de Natal mais saudável

Após excessos de Natal...

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ACONTECEU - 9ª Corrida de meio fundo

9.ª corrida de meio-fundo aconteceu no dia 25 de Novembro,conforme comprovam as imagens, entre as 10h15m e as  13h 30m, com a participação empenhada de 235 alunos. 
Partida junto ao Pavilhão Desportivo

Passagem junto ao Pavilhão

E a corrida continua...


...e continua !

E continuou com sucesso até ao final.
PS:Os professores de E.F. e P.P. agradecem a preciosa colaboração dos alunos do 9.ºano.


terça-feira, 30 de novembro de 2010

Descobre as 7 diferenças

Portugal tem uma forte tradição de queijos. Desde o queijo Serra da Estrela, passando pelo queijo de Azeitão, até ao famoso queijo da Ilha de S. Jorge todos têm uma forte influência da região de origem. Paladares para saborear agora nesta magnífica tábua. Só tens de descobrir as 7 diferenças entre as imagens.

in Revista "Visão" - n.º 925 de 25 de Novembro ( http://www.visao.pt/)
Boa sorte...bom apetite, mas nada de exageros !!!
Se olhares bem para a roda dos alimentos e as porções nela recomendadas, perceberás a razão do nosso aviso.
Legenda:frutas- 3 a 5 porções
                       vegetais- 3 a 5 porções
                                        hidratos de carbono- 4 a 11 porções
                            leguminosas- 1 a 2 porções
                       gorduras- 1 a 3 porções
                                lacticínios- 2 a 3 porções
                                    carne e peixe- 1,5  a  4,5 porções

Dieta proteínada segundo Dr. Ignacio Sajoux

Em que consiste a dieta proteínada ? A dieta proteinada destina-se a pessoas obesas ou com sobrepeso que não tenham contra-indicações protocoladas e que pretendam perder peso. A dieta proteínada é um tipo de dieta hipocalórica ( menos de 800 Kcal)) em que se reduz ao máximo a ingestão de gorduras e hidratos de carbono, mantendo um aporte proteico de 15 gramas por ingestão.Desta forma o corpo vê-se obrigado a utilizar reservas de gordura como fonte de energia, produzindo uma perda de peso à custa da massa gorda, preservando a massa magra ( esqueleto, músculos , massa visceral).
Há que sublinhar que a "etapa activa" é apenas uma parte deste método. O que se procura é uma perda de peso, mas os objectivos deste Método são mais abrangentes, já que  após esta etapa, dá-se início às fases de reeducação alimentar e de manutenção, nas quais o objectivo  que perseguimos é  que o paciente mantenha o peso a largo prazo, graças a uma alteração do estilo de vida bem interiorizada e sustentada ao longo do tempo. O que procuramos sempre é que a etapa de reeducação dure 1,5 a 2 vezes mais do que a "etapa activa", porque a fixação de novos hábitos é sempre mais difícil do que a perda de peso em si. Se o paciente o desejar , esta fase de  acompanhamento poderá durar até dois anos,para que nutricionistas e dietistas realizem chamadas de controlo, para verificar se o paciente continua no peso recomendado.
A dieta proteínada tem mais de 30 anos. Para provar a eficácia deste método,fizemos um estudo -Estudo Prokal -cujos resultados preliminares irão ser apresentados ao Congresso da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade. A grande diferença entre a dieta hipocalórica " clássica" e a dieta Proteínada é que esta última produz-se principalmente à custa de massa gorda , enquanto os pacientes com dieta hipocalórica "clássica" perdem proporcionalmente mais massa magra.
Em Espanha existem já cerca de 150.000 pacientes tratados com sucesso, e mais de 1200 médicos prescritores. Em Portugal, onde entrámos em Maio de 2009, já temos um número muito significativo de médicos formados e prescritores do Método, sendo que os resultados estão a superar todas as nossas expectativas.
in " Jornal do Centro de Saúde"- ano 6 -n.º 70- Novembro 2010
( http://www.jornaldocentrodesaude.pt/)

domingo, 28 de novembro de 2010

Testa a tua memória !

Abundante em frutas exóticas e legumes deliciosos, o Mercado do Funchal apaixona qualquer visitante pela qualidade e variedade que apresenta. OLHA PARA A IMAGEM  DURANTE  10 segundos . Tapa-a e tenta RESPONDER ÀS PERGUNTAS.
in Revista "Visão", nº925 de 25 de Novembro de 2010

1. Quantas metades de ananás contaste?
2. Quantos cestos de fruta existem?
3. Quantos cestos de manga há?
4. Viste alguma maçã ?
5. Que fruto está também fora dos cestos?

Encontra as DIFERENÇAS

A tradição alfacinha está muito ligada aos mercados, sendo o mais emblemático o Mercado da Ribeira, no Cais do Sodré. Inaugurado em 1882, este mercado tem vindo a adaptar-se às mudanças sociais , sendo hoje também um local de divertimento e lazer.
Tenta encontrar nesta banca as SETE DIFERENÇAS
in revista "Visão" -n.º 925 ,de 25 de Novembro 2010

Boa sorte !