De pequenino, se transforma o destino |
Quando nascemos já nos encontramos em plena atividade física, nossos movimentos começam a criar um certo aspecto de liberdade corporal que com o passar do tempo vai se tornando cada vez mais rápida e lógica.Isso tudo ocorre de uma forma muito natural, os estudisos do comportamento e desenvolvimento cognitivo da criança, explicam isso de uma maneira bem simples: “A criança passa por várias fases de desenvolvimento, que vão sendo aperfeiçoados através de estímulos simples como: mamar, engatinhar, sentar, andar, correr, falar, assim como tantos outros que nos fazem perceber o progresso de uma forma natural.”Depois que a criança passa por essa primeira fase ela necessita aprimorar, amadurecer esses movimentos, fazendo com que os mesmos contribuam com seu desenvolvimento de uma forma saudável, respeitando suas limitações e ao mesmo tempo estimulando suas habilidades mais expressivas.Mas antes de apresentar as formas da Educação Física escolar devemos nos lembrar que há fatores muito importantes que contribuirão com essa fase. Brincadeiras como pega-pega, mãe da rua, queimadas, taco, andar de bicicleta, esconde- esconde, subir em muros, árvores, pular corda, nadar, são os exercícios físicos mais naturais que existem, são exercícios livres que a criança faz sem ser por obrigação, e que contribuem plenamente para seu desenvolvimento psíquico social. A criança que tem nesse período essa carga completa de exercícios livres com certeza corre menos o risco de adquirir doenças como o stress, dibetes, obesidade, colesterol e uma infinidade de doenças que hoje com os hábitos da vida moderna vem se tornando cada vez mais comuns na infância.A Educação Física escolar vem explorar essa liberdade corporal que a criança apresenta no seu principal tempo de desenvolvimento, porque vai ser essa fase (de 04 a 10 anos) que vai ser determinante de suas condições e capacidades físicas mais significativas. Nessa fase ela testa seus próprios limites físicos e mentais, mas não nos esquecendo que esse processo ocorre naturalmente por parte da criança, ou seja de uma forma inconsciente.O professor de Educação Física entra como facilitador do processo do desenvolvimento motor da criança. Trabalhando com suas qualidades físicas básicas o professor desenvolverá através de suas aulas uma formação corporal mais completa como correção de problemas posturais, flexibilidade, coordenação, equilíbrio, agilidade, ritmo, assim como tantas outras.Por essa razão o professor deve estar sempre atento e preparado para “perceber” seu aluno de uma forma mais individualizada, respeitando o grupo, as diferenças existentes, desde a cultura familiar até chegar nas suas habilidades e debilidades físicas e emocionaisA responsabilidade hoje do educador físico não se limita mais somente na prática dos esportes e sim numa complexidade de fatores educacionais que faz com que a criança sinta um prazer em praticar as aulas de Educação Física de uma maneira que facilite seu desenvolvimento písiquico social, facilitando também o processo de alfabetização.E para finalizar é preciso não esquecer que o excesso de exercícios físicos nessa fase da 1ª Infância também provoca traumas como lesões, stress, prejudicando assim articulações e ossos, portanto, atenção aos pais e professores que sobrecarregam seus filhos e alunos de tantas atividades, prestem atenção se estã sendo feitas de uma forma equilibrada.
A prevênção da obesidade começa na infância |
www.portaldacrianca.com.pt/artigosa.php?id=58
Sem comentários:
Enviar um comentário