Rituais de Vida Saudável

Rituais de Vida Saudável
Ritual de vida saudável : - Pouca cama,variado prato e muito...muito sapato!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Como saborear os alimentos ?Os cinco sentidos !


Neste tema, queremos ajudar-te a descobrir o papel dos cinco sentidos enquanto comes, quais os teus alimentos preferidos e dar-te a conhecer novos sabores e texturas e outras coisas mais.A natureza criou os alimentos de forma a darem-nos prazer, e esta característica não foi por acaso, foi para garantir que não nos esquecíamos de que precisamos deles, mantendo-nos vivos e saudáveis.
Para fazeres uma alimentação variada, tens de ser capaz de reconhecer os diferentes cheiros, sabores, cores e texturas dos alimentos.
Para isso, tens que conhecer os cinco sentidos:
  1. Olfacto: mais conhecido por cheiro, é o sentido que te, permite mesmo antes de veres o alimento, saber qual é.
  2. Visão: porque os “olhos também comem”, muitas vezes basta um olhar sobre um alimento para decidirmos se o comemos ou não, o que por vezes nos pode enganar, porque o aspecto não é tudo.
  3. Audição: é o sentido que nos permite ouvir. Pode parecer estranho, mas também é importante enquanto saboreias um alimento. Por exemplo, imaginas o que seria comer uma torrada sem ouvir o pão estaladiço?!
  4. Tacto: este é o sentido que nos permite sentir, tocar os alimentos. É importante na escolha de certos alimentos como a fruta, que gostamos sempre de tocar para ver se já está no ponto, assim como, enquanto temos o alimento na boca e sentimos a sua textura.
  5. Paladar: é com o paladar que sentimos o sabor dos alimentos.

Sem comentários: