Rituais de Vida Saudável

Rituais de Vida Saudável
Ritual de vida saudável : - Pouca cama,variado prato e muito...muito sapato!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Objectivos do PROGRAMA PESSOA


O Programa PESSOA obteve a mais elevada classificação atribuida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito de um concurso para projectos de investigação científica. A avaliação foi atribuída por um painel de peritos estrangeiros na especialidade de Ciências do Desporto. 

O que é então o Programa PESSOA?

O Programa PESSOA resulta de um protocolo celebrado entre a Direcção Geral de Desenvolvimento e Inovação Curricular (DGIDC) e a Faculdade de Motricidade Humana (FMH) com a finalidade de se desenvolver e avaliar um modelo de intervenção centrado na Escola que visa a Educação para Estilos de Vida Saudáveis em crianças e adolescentes das Escolas com 5º, 6º e 7º anos de escolaridade do Concelho de Oeiras. Pretende-se que esta experiência inovadora venha no futuro a ter impacto nacional num programa mais generalizado de intervenção com os princípios, métodos e metodologias experimentadas e testadas.

O Programa PESSOA envolve três anos de intervenção em todas as áreas da educação que interagem na comunidade Escolar e que tornam as intenções educativas operacionais e efectivas.
Os principais objectivos do Programa PESSOA são:
1. Influenciar o equilíbrio energético (aumentar o dispêndio e reduzir o consumo calórico usando para tal técnicas de modificação comportamental
2. Reduzir os comportamentos sedentários dos jovens que frequentam a Escola, através de um aumento da actividade física (fundamentalmente moderada e vigorosa
 3. Aumentar a qualidade e reduzir a quantidade alimentar (quando se justifique) dos jovens, na comunidade Escolar e fora desta (Família), tornando-os críticos, conscientes e autónomos nas suas escolhas alimentares. Como resultado da interacção destes objectivos salutogénicos, não é de descurar os potenciais benefícios no desenvolvimento cognitivo dos jovens, uma vez que é reconhecida uma relação positiva, nomeadamente, entre a actividade física e o desempenho escolar.

Sem comentários: