Rituais de Vida Saudável

Rituais de Vida Saudável
Ritual de vida saudável : - Pouca cama,variado prato e muito...muito sapato!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O que é ...crescer?!

Todos vocês ao longo do tempo, foram reparando em muitos dos sinais do nosso crescimento exterior (por fora), nas fotografias que temos em casa, na roupa que deixa de servir, nos sapatos apertados, nos dentes que caem e rapidamente são substituídos e em outros pormenores engraçados, como chegar à prateleira onde os cereais estão guardados!

Quando falamos do desenvolvimento (crescimento) interior, aquele que se passa dentro do vosso corpo, é mais difícil reparar nele. Mas, para que percebas melhor e consigas descobrir muitas das mudanças, responde às seguintes perguntas:
"O que é crescer por dentro?"
"O que mudou em mim desde que nasci?"
"Como será que vou continuar a mudar?"
"O que consigo eu fazer... que os meus amigos/irmãos mais novos não conseguem?"

Já respondeste às perguntas? Se sim, de certeza que agora percebes melhor o que é crescer por dentro ao mesmo tempo que cresces por fora. Por exemplo, já andas e comes sozinho, sabes muitas palavras, enquanto no início só sabias dizer: mãe, pai, papa e pouco mais. Agora já ajudas em casa, já tens as tuas tarefas, como fazer a cama, pôr a mesa, ou seja, cresceste!

A partir de certa idade, o crescimento do teu corpo vai parar e vais começar a envelhecer, mas há um crescimento que ninguém pode parar, é o que se passa com os teus sentimentos e a tua relação com as pessoas. Esse se tu quiseres é sempre possível.
Para cresceres bem... não te esqueças que precisas de:
- segurança / protecção;
- mimos e carinhos;
- uma alimentação equilibrada;
- cuidados com a tua saúde;
- brincar muito com outras crianças;
- fazer exercício físico.

Sem comentários: